Após o revés amargo para o Atlético Goianiense, o Leão da Barra completou dois meses sem celebrar uma vitória, afundando-se ainda mais na zona de rebaixamento. O Vitória ocupa a 19ª colocação, com apenas um ponto conquistado no Campeonato Brasileiro.
Apesar do Brasileirão estar na 7ª rodada, o rubro-negro baiano disputou apenas seis partidas, pois o confronto contra o Cuiabá, válido pela 2ª rodada, foi adiado e será realizado nesta quarta-feira, às 20h, na Arena Pantanal.
Contudo, mesmo com um jogo a menos, a pontuação do Vitória é alarmante. Com apenas um ponto de 18 possíveis, a campanha do Leão supera negativamente a da Chapecoense em 2021, que terminou rebaixada na lanterna com 15 pontos, estabelecendo o pior desempenho de um time na história do Campeonato Brasileiro.
A preocupação rubro-negra aumenta ao constatar que seu desempenho atual também é inferior ao da segunda pior campanha do Brasileirão: o América-RN, em 2007, que após seis jogos somava 4 pontos, terminando aquela edição na lanterna com 17 pontos.
Comparação recente
Uma comparação mais recente pode ser feita com o América-MG, rebaixado na lanterna em 2023, com 24 pontos, dono da 6ª pior campanha da história. Nos primeiros seis jogos, o Coelho também somou apenas 1 ponto.