Eduardo Sodré apresenta metas do Bahia Sem Fogo contra queimadas

Bahia intensifica combate às queimadas: Secretaria do Meio Ambiente lança caravanas de conscientização e capacitação para reduzir desmatamento.

Eduardo Sodré apresenta metas do Bahia Sem Fogo contra queimadas

O secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, delineou as principais diretrizes do programa “Bahia Sem Fogo” visando coibir as queimadas florestais. Em evento realizado na cidade de São Desidério nesta quinta-feira, 06, Sodré acompanhou o governador Jerônimo Rodrigues (PT) no anúncio de iniciativas ambientais.

Uma das estratégias fundamentais, segundo Sodré, é realizar caravanas de conscientização popular. “Promoveremos ações de educação ambiental nas escolas e capacitação de brigadas voluntárias. Além disso, contaremos com o apoio do Corpo de Bombeiros não apenas no combate, mas oferecendo suporte aos municípios”, explicou. O gestor ressaltou que “a nossa meta este ano é, obviamente, reduzir os níveis de desmatamento causados por incêndios florestais registrados no ano anterior, dando início a um ciclo de queda gradual das queimadas no estado”.

Abordando o trabalho realizado no primeiro ano à frente da pasta, Sodré esclareceu que “o combate a incêndios é dividido em três etapas: prevenção, combate propriamente dito e mitigação”. “No ano passado, atuamos principalmente no combate, utilizando aeronaves. Enfrentamos um grande número de focos, mas graças aos esforços empreendidos, conseguimos contornar a situação da melhor forma possível”, afirmou.