Em Salvador, uma iniciativa promovida pelo Projeto Sinais oferece aulas gratuitas de canoagem para a comunidade surda e pessoas com deficiência auditiva. O curso acontece no clube Kaiaulu Va’a, situado na praia da Preguiça, no coração da Avenida Contorno, na capital baiana.
A prática da canoagem é um convite a reduzir o estresse, a ansiedade e a angústia. Felipe Oliveira Silva, um estudante de 18 anos, compartilha sua experiência transformadora: “Para mim, foi algo incrível. Eu me senti muito confortável. A água me deu muita energia, me deu prazer.”
As aulas são conduzidas por profissionais especializados em Libras e técnicas de resgate e salvamento. A abordagem é intuitiva, estimulando a interação entre os alunos. Lorena Lago, gestora da Kaiaulu Va’a, explica:
“Capacitamos e certificamos a equipe com curso básico de Libras, com professor surdo, pela Central de Libras da Prefeitura de Salvador em parceria com a Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência. Temos acompanhamento de intérprete de Libras da Rua Sinalizada e Dê um Sinal, e adequamos a orientação de instrução e metodologia de aula para atender as pessoas surdas e com deficiência auditiva, promovendo uma experiência única e inesquecível na canoa havaiana.”
Além dos benefícios físicos, a prática esportiva permite que os participantes surdos e com deficiência auditiva rompam o isolamento e aprimorem suas habilidades de comunicação e socialização, tanto com seus pares quanto com pessoas ouvintes.
Os interessados podem se inscrever no local, apresentando um documento de identificação, ou através do WhatsApp do projeto (71 98419-6372). O calendário de atividades está disponível no Instagram do Projeto Sinais e de seus parceiros.