O terror dos cinemas tem sido assombrado por uma presença solene: as freiras. O recente filme de horror “Imaculada”, estrelado por Sydney Sweeney, é mais um exemplo da fascinação cinematográfica por essas figuras religiosas. No entanto, esse fenômeno não é recente, pois as freiras têm sido figuras de grande interesse para o cinema há muito tempo.
Diversos filmes de gêneros variados já exploraram a simbologia das freiras, indo além dos temas puramente religiosos. De fato, existe um subgênero específico chamado “Nunsploitation” que explora a figura e a iconografia das freiras de forma polêmica. Esse subgênero, que alcançou maior relevância nos anos 70, apresentava histórias envolvendo freiras, frequentemente abordando temas como sexualidade reprimida, sadomasoquismo, críticas à Igreja e eventos históricos que envolvem abusos de poder religioso.
Uma jornada através das lentes
Inspirados por essa rica tradição, aqui estão 10 filmes que trazem as freiras para o centro da história:
-
Benedetta – Baseado em uma história real, este longa dirigido por Paul Verhoeven segue Benedetta, uma freira que tem visões de Jesus Cristo e desenvolve um relacionamento amoroso com outra irmã.
-
Uma Cruz à Beira do Abismo – Estrelado por Audrey Hepburn, este drama acompanha Gabrielle, uma jovem belga que ingressa em um convento e luta para se ajustar à vida religiosa.
-
Mudança de Hábito – A comédia de sucesso com Whoopi Goldberg retrata uma cantora de boate que, após ser testemunha de um crime, é disfarçada como freira em um convento como parte de um programa de proteção a testemunhas.
-
Maus Hábitos – Escrito e dirigido por Pedro Almodóvar, este filme espanhol de comédia apresenta um humor ácido em relação a temas religiosos, como uma madre superiora lésbica e viciada em drogas.
-
Narciso Negro – Este aclamado drama psicológico acompanha um grupo de freiras anglicanas que tentam estabelecer uma escola e um hospital em um remoto palácio abandonado no Himalaia.
-
Irmã Morte – Um filme de terror sobrenatural espanhol que segue uma noviça com poderes sobrenaturais que chega a um convento que guarda segredos terríveis.
-
A Primeira Profecia – Prequel de “A Profecia”, este longa de terror sobrenatural apresenta uma noviça americana que descobre uma conspiração sinistra para provocar o nascimento do Anticristo.
-
A Religiosa – Baseado no romance de Denis Diderot, este drama dirigido por Jacques Rivette acompanha Suzanne, uma jovem forçada a se tornar freira contra sua vontade.
-
A Freira – Spin-off da franquia “Invocação do Mal”, este filme de terror sobrenatural segue um padre e uma noviça que investigam o suicídio de uma freira possuída por uma entidade demoníaca.
-
Madre Joana dos Anjos – Baseado em eventos históricos reais, este drama polonês retrata um padre que vai a um convento remoto investigar um possível caso de possessão demoníaca envolvendo a madre superiora e outras freiras.
Essas histórias capturam a complexidade e o fascínio que as freiras exercem sobre o cinema, tornando-as personagens centrais em narrativas que exploram temas profundos e, por vezes, perturbadores.