No duelo de gigantes da NBA, o Boston Celtics desferiu um golpe avassalador contra o Dallas Mavericks na primeira batalha das finais. Em sua quadra, os Celtics ergueram um muro de 107-89 graças à atuação arrebatadora de Kristaps Porzingis, que retornou dos ‚rincão’ após um hiato forçado.
Porzingis, ausente desde 29 de abril devido a uma lesão muscular, entrou em cena vindo do banco e detonou um bombardeio de 20 pontos em apenas 21 minutos contra seu antigo time. A performance explosiva do letão foi a chave para desestabilizar os Mavericks desde os primeiros lances.
Doncic brilha, mas falta apoio
Do outro lado, a estrela Luka Doncic brilhou com 30 pontos e 10 rebotes em sua estreia nas finais, mas seu parceiro Kyrie Irving ficou aquém, somando apenas 12 pontos. A dupla não conseguiu orquestrar uma reação consistente diante da muralha defensiva do Celtics, que chegou a abrir uma vantagem intimidadora de 29 pontos no placar.
“Obviamente, alguém como ele (Doncic) vai marcar seus pontos. Nosso trabalho é limitar os outros jogadores da melhor maneira possível”, declarou Jayson Tatum, astro do Boston. “Mas é apenas uma partida. Estas são as finais da NBA, elas não vão desaparecer facilmente”.
Celtics impõem experiência
Incendiados por sua fervente torcida, os Celtics não sentiram a noite discreta de Tatum, que contribuiu com 16 pontos e 11 rebotes, enquanto Jaylen Brown desferiu um bombardeio de 22 pontos. A equipe de Boston, que disputou as finais há dois anos contra o Warriors, impôs sua maior experiência neste duelo contra os Mavericks, o convidado inesperado no grande palco após terminar na quinta colocação na Conferência Oeste.
Kyrie Irving, recebido com vaias ensurdecedoras por seus ex-fãs, desta vez não conseguiu dar o apoio necessário a Doncic. O esloveno distribuiu mal apenas uma assistência diante da ineficiência de seus companheiros. Os Mavericks esboçaram uma tentativa de reação no terceiro quarto, reduzindo a diferença para 8 pontos (72-64), mas os Celtics resistiram à pressão graças ao sucesso na linha externa, com 16 cestas de 3 pontos em 42 tentativas (38,1%), contra apenas 7 dos 27 (25,9%) de seu adversário.