Operação Sangue Oculto investiga policiais por mortes em Itatim

Operação 'Sangue Oculto' investiga supostas execuções policiais em Itatim, resultando na apreensão de celulares, documentos e armas.

Foto: Divulgação/Ascom MPE

Em uma ação intensa na última sexta-feira (7), 12 mandados de busca e apreensão foram executados como parte da Operação ‘Sangue Oculto’. Esta operação investiga a morte de oito indivíduos durante uma abordagem policial em julho de 2023, no município de Itatim. A operação foi liderada pelo Ministério Público Estadual, através do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e do Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp), além da colaboração da Força Correicional Especial Integrada da Corregedoria Geral da SSP e da Corregedoria da PM.

Durante a operação, foram apreendidos celulares, documentos e armas em diversas localidades, incluindo Salvador, Feira de Santana, Itaberaba, Iaçu e Castro Alves. Adicionalmente, foi determinado judicialmente o afastamento dos policiais militares envolvidos na investigação.

Esta ação é um desdobramento da investigação realizada pelo Geosp sobre a abordagem feita por policiais militares da Rondesp Chapada no Morro do Tigre, em Itatim, no dia 30 de julho de 2023. Este evento resultou na morte de duas mulheres e seis homens, dos quais três eram adolescentes, sendo a mais jovem com 13 anos.

O Ministério Público constatou indícios contundentes de que as vítimas foram executadas, e há suspeitas de que a cena do crime pode ter sido manipulada. Inicialmente, o incidente foi descrito como um confronto entre policiais e as vítimas, mas as provas técnicas e periciais obtidas durante a investigação revelaram a verdadeira natureza do ocorrido. O material apreendido contribuirá significativamente para a continuidade das investigações e para a responsabilização dos oito policiais militares envolvidos.