O Brasil encerrou sua participação no World Series de natação paralímpica, disputado em Limoges, França, com um total de 24 conquistas medalísticas. Foram 10 ouros, 10 pratas e 4 bronzes nas categorias adulto e júnior.
A equipe brasileira, composta por 16 atletas, utilizou a competição como preparação para os próximos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que terão início em 28 de agosto. No último dia de disputas, três ouros foram conquistados:
- Samuel Oliveira (SP) nos 50m costas da classe S5 (comprometimento físico-motor);
- Gabriel Bandeira (SP) nos 100m borboleta da classe S14 (deficiência intelectual);
- Talisson Glock (SC) nos 400m livre da classe S6 (comprometimento físico-motor).
A etapa de Limoges ocorreu uma semana após o término da etapa de Berlim, Alemanha, do World Series, onde o Brasil conquistou 20 medalhas (7 ouros, 6 pratas e 7 bronzes) entre adultos e juniores, além de dois recordes mundiais.
Natação brasileira rumo a Paris
As seletivas da natação paralímpica brasileira para os Jogos de Paris chegaram ao fim em 18 de abril, com a realização da Primeira Etapa do Circuito Nacional Paralímpico. Somando as duas competições seletivas para o megaevento na capital francesa, 29 atletas registraram marcas melhores do que as exigidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) como um dos critérios de qualificação.
O Brasil possui 37 vagas para as disputas de natação em Paris 2024, sendo 21 masculinas e 16 femininas. Os nadadores que representarão o Brasil na França serão anunciados em convocação oficial, prevista para ocorrer entre o final de junho e o início de julho.