Começa amanhã a 2ª Bienal do Livro em Paulo Afonso

Com o tema Rio São Francisco, será aberta nesta quarta-feira, 9 de novembro, no Memorial Chesf, em Paulo Afonso, a II Bienal do Livro e o 2º Encontro de Escritores de Paulo Afonso e Região do São Francisco. A palestra de abertura, na quarta-feira, às 19 horas, será do engenheiro Flávio Motta – gerente Regional de Operação da Chesf em Paulo Afonso, representando a presidência da empresa.

O evento que conta com o apoio do Departamento de Cultura da Prefeitura  é organizado pelo jornal Folha Sertaneja, em parceria com a Academia de Letras de Paulo Afonso – ALPA e com o Instituto Geográfico e Histórico da Microrregião Sertão de Paulo Afonso – IGH-MSPA. A Comissão Organizadora é formada pelos escritores, pesquisadores e professores Antônio Galdino da Silva – diretor do jornal Folha Sertaneja; Roberto Ricardo do Amaral Reis – presidente do IGH-MSPA; Francisco Araújo Filho – presidente da ALPA; João de Sousa Lima – diretor do Departamento Municipal de Cultura; Edson Barreto – secretário da ALPA; Marta Tavares – secretária do IGH e Socorro Araújo Nascimento, da ALPA.

Na abertura, estarão sendo homenageados pioneiros de Paulo Afonso como o ex-prefeito e ex-vereador Abel Barbosa e Silva, líder do processo de emancipação política do município, que aconteceu em 28/07/1958 e o saudoso professor Gilberto Gomes de Oliveira, pioneiro na Educação em Paulo Afonso, em 1955, quando ainda se chamava Forquilha e Vila Poty. Na época, o professor Gilberto fundou a Escola Evangélica Antônio Balbino, a primeira do povoado, para atender a crianças carentes e sem acesso à escola. Outros pioneiros da região serão também homenageados.

Durante os três dias, os frequentadores poderão visitar estandes de livrarias e editoras e, no Salão dos Escritores, mais de quarenta autores dos Estados da Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco e São Paulo estarão apresentando suas obras. Também haverá apresentação de repentistas e violeiros nordestinos cantando e passando o chapéu como mandam a cultura e a tradição nordestina. Essa foi a forma encontrada pelos organizadores para contribuir com os poetas. No auditório acontecerão momentos de música, poesia, homenagens e palestras, incluindo um concerto de violão com Raffael de Oliveira e participação do poeta Durval Brito, homenageando o Rio São Francisco.

Na quinta-feira (10), a partir das 9h, sob a coordenação geral do IGH, acontecerão palestras dos professores Cleonice Vergne (CAAPA-UNEB), João de Sousa Lima e Edson Barreto (ALPA/IGH).  A partir das 14h, os palestrantes serão Jacques Fernandes(FASETE) e Edson Mendes (Juá-Recife – BB).

Na sexta-feira (11), a partir das 9h, acontecerá a Manhã Sergipana, reunindo escritores e pesquisadores da Academia de Letras do Alto Sertão Sergipano (ALAS). Às 14h será aberta a Tarde de Alagoas, reunindo escritores e pesquisadores alagoanos, sob a coordenação do professor Edvaldo Nascimento, da cidade de Delmiro Gouveia.

O encerramento da 2ª Bienal do Livro e do 2º Encontro de Escritores de Paulo Afonso e Região do São Francisco será às 16h, com certificação dos participantes e apresentação de Xaxado por um grupo folclórico de Paulo Afonso.