Em um marco histórico para o futebol espanhol, três adeptos do Valencia foram condenados a oito meses de prisão com pena suspensa por insultos racistas dirigidos a Vinícius Júnior, em maio de 2023. O craque brasileiro do Real Madrid comemorou a sentença, a primeira do género na Espanha, nas redes sociais.
“Muitos pediram que ignorasse, outros disseram que minha luta era inútil e que deveria apenas ‘jogar futebol’. Mas, como sempre afirmei, não sou vítima de racismo. Sou algoz de racistas“, frisou Vini Jr. no Twitter.
“Esta primeira condenação penal na história da Espanha não é por mim. É por todos os pretos. Que os outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras. Caso contrário, estarei aqui para cobrar.”
Combate incansável ao racismo
O avançado brasileiro agradeceu ainda a La Liga e ao Real Madrid pelo apoio neste processo e deixou um aviso: “Vem mais por aí…”
Com esta tomada de posição firme, Vinícius Júnior reforçou o seu combate implacável contra todas as formas de racismo no desporto e na sociedade, persistindo na sua luta por igualdade e justiça.