Paulo Cezar Simões, ex-prefeito de Alagoinhas e pré-candidato à prefeitura pelo partido União Brasil, continua em situação de inelegibilidade perante a Justiça Eleitoral. Recentemente, houve rumores entre seus aliados políticos de que ele estaria apto a disputar as eleições previstas para outubro, mas essa informação não procede.
Paulo Cezar exerceu a prefeitura de Alagoinhas por dois mandatos consecutivos, de 2009 a 2016. Durante esse período, ele enfrentou um processo judicial por não comprovar a correta aplicação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate). Consequentemente, ele foi condenado e declarado inelegível até 2030.
Certidões divulgadas por aliados de Paulo Cezar indicam que ele pode ocupar cargos de confiança e comissões públicas a nível federal. No entanto, essas funções não se estendem à elegibilidade para cargos eleitorais. Verificação realizada pelo portal A TARDE no site do Tribunal de Contas da União (TCU) confirmou que o nome do ex-prefeito consta na lista de contas julgadas irregulares com implicações eleitorais. Dessa forma, a decisão judicial impede sua candidatura.
Enquanto isso, no campo político oposto, o atual prefeito Joaquim Neto, do partido PSD, apoia a candidatura de Gustavo Carmo como seu sucessor para o próximo pleito.