Para Thiago Carpini, o duelo desta terça-feira (11) contra o Juventude no Brasileirão tem um sabor singular. O treinador rubro-negro reencontra o clube que o alçou à projeção nacional, tendo sido o arquiteto do acesso do Papão à elite, exatamente da mesma Série B na qual seu atual time sagrou-se campeão em 2023.
Carpini conhece bem o adversário
Carpini pode utilizar como trunfo o conhecimento profundo sobre o adversário desta noite. O Juventude ainda conta com vários remanescentes da campanha vitoriosa do ano passado, como Nenê, Jadson, Zé Marcos, Danilo Boza, Alan Ruschel e Erick Farias. Todos esses atletas foram comandados pelo treinador rubro-negro no vice-campeonato da Segundona.
A passagem de Carpini pelo clube gaúcho foi considerada um grande sucesso. Ele assumiu o comando na 7ª rodada, com o time na zona de rebaixamento, e conseguiu uma reviravolta impressionante, emplacando uma série de resultados expressivos que culminaram no acesso à elite.
Trajetória de Carpini
Na pré-temporada de 2024, Carpini despertou atenção nacional. Antes mesmo de iniciar o Campeonato Gaúcho, o técnico foi procurado para assumir o São Paulo e acertou com o clube paulista. No entanto, sua passagem pelo Tricolor do Morumbi foi breve, sendo demitido ainda na 2ª rodada do Brasileirão.
Confira os números de Thiago Carpini no Juventude:
- 32 jogos
- 17 vitórias
- 11 empates
- 4 derrotas
- 39 gols marcados
- 24 gols sofridos
- 64% de aproveitamento
Chegada ao Vitória
Após a experiência frustrada no São Paulo, Thiago Carpini recebeu a oportunidade de assumir o Vitória na Série A, que havia demitido Léo Condé no início do campeonato. Desde sua chegada ao Leão, ainda não convenceu a torcida, buscando sua primeira vitória na quarta partida como comandante rubro-negro.
Nas duas primeiras partidas, o time sofreu derrotas. Carpini então repensou o Vitória, focando mais na defesa, um dos maiores problemas do time na Série A. Nesta terça, ele deve repetir a escalação com três volantes que garantiu um ponto contra o Cuiabá. O Rubro-Negro visita o Juventude às 19h, no Alfredo Jaconi, pela 8ª rodada do Brasileirão.