O Boston Celtics deu um passo decisivo rumo ao título da NBA ao vencer o Dallas Mavericks por 106 a 99 na quarta-feira (12), ganhando uma vantagem de 3 a 0 nas finais. Os Mavericks estavam a 21 pontos atrás no início do último quarto (91-70), mas fizeram uma recuperação impressionante, chegando a apenas um ponto de diferença. Entretanto, a expulsão de Luka Doncic (27 pontos) a quatro minutos do final por faltas pessoais foi um grande obstáculo para o time de Dallas.
Com atuações destacadas de Jayson Tatum (31 pontos) e Jaylen Brown (30 pontos), os Celtics estão em uma posição privilegiada para conquistar seu primeiro título da NBA desde 2008. Na história da liga, nenhum time conseguiu reverter uma desvantagem de 3 a 0 nos playoffs. A próxima chance dos Celtics encerrarem a seca de títulos será na próxima sexta-feira, com a possibilidade de obter seu 18º anel de campeão, ultrapassando o Los Angeles Lakers como a franquia mais vitoriosa da NBA.
“Já faz muito tempo que estamos onde estamos agora”, afirmou Jaylen Brown, que já chegou às finais da NBA com Tatum há dois anos, mas foi derrotado pelo Golden State Warriors. “Estou orgulhoso. Agora temos que viver o momento, sorrir e ser gratos”, completou.
desempenho dos Mavericks
Os Mavericks começaram a partida de modo intenso, liderados por Kyrie Irving, que fez sua melhor exibição desta série com 35 pontos. Dallas chegou a abrir uma vantagem de 13 pontos, mas não conseguiu mantê-la e viu o Celtics empatar no intervalo. A equipe de Boston acelerou no terceiro quarto, indo para uma vantagem praticamente inalcançável.
No entanto, os Mavericks não desistiram e emplacaram uma sequência impressionante de 20 a 2, reduzindo a diferença para 93 a 92, até a expulsão de Doncic, que saiu da quadra contabilizando 27 pontos, 6 rebotes e 6 assistências. Sem seu principal jogador, o time de Dallas não conseguiu consolidar a vitória e agora enfrenta um desafio monumental se quiser conquistar o segundo título de sua história.
ficha técnica
O jogo ocorreu no American Airlines Center diante de cerca de 19.000 espectadores. As parciais foram 31-30, 20-20, 19-35, 29-21.
- Mavericks (titulares): Luka Doncic (27 pontos), Kyrie Irving (35 pontos), Derrick Jones Jr. (2 pontos), P.J. Washington (13 pontos), Daniel Gafford (6 pontos)
- Mavericks (reservas): Dereck Lively II (11 pontos), Josh Green (3 pontos), Dante Exum (2 pontos)
- Celtics (titulares): Derrick White (16 pontos), Jrue Holiday (9 pontos), Jaylen Brown (30 pontos), Jayson Tatum (31 pontos), Al Horford (8 pontos)
- Celtics (reservas): Xavier Tillman (3 pontos), Sam Hauser (9 pontos)
Programa das finais:
- 6 de junho: Celtics 107 – Mavericks 89
- 9 de junho: Celtics 105 – Mavericks 98
- 12 de junho: Mavericks 99 – Celtics 106
- 14 de junho: Mavericks – Celtics
- 17 de junho: Celtics – Mavericks (se necessário)
- 20 de junho: Mavericks – Celtics (se necessário)
- 23 de junho: Celtics – Mavericks (se necessário)