A Comissão de Arbitragem da CBF divulgou no domingo, 16, a análise sobre a atuação do VAR na partida entre Vitória e Internacional, pela 9ª rodada do Brasileirão 2024. O confronto, que terminou com a vitória do Vitória por 2 a 1, teve dois lances específicos revisados pelo árbitro assistente de vídeo.
O primeiro lance ocorreu no primeiro tempo, quando o time rubro-negro marcou um gol que seria o segundo da partida. Após revisão, o VAR identificou impedimento, anulando o gol. “Arleu, a decisão factual é impedimento”, comunicou Yuri Elino Ferreira da Cruz, responsável pelo VAR na partida.
O segundo lance polêmico aconteceu nos acréscimos do segundo tempo, quando o Vitória pleiteou uma penalidade. Após análise detalhada, o VAR recomendou a revisão do lance, indicando que o jogador Lucas Alario, do Internacional, havia atingido a barriga do camisa 29, William Oliveira. O árbitro em campo, então, confirmou a penalidade, resultando no segundo gol do Vitória, selando a primeira vitória do time no campeonato.