Neto de Luiz Gonzaga nega autorização para Juliette adaptar música

Neto de Luiz Gonzaga desautoriza Juliette a adaptar música do avô e critica gravadora.

Daniel Gonzaga, neto do renomado músico Luiz Gonzaga, fez uma declaração nas redes sociais afirmando que a cantora Juliette Freire não possui autorização da família para adaptar obras do seu avô. Em um vídeo publicado recentemente, Daniel destacou que a releitura da música “Pagode Russo”, intitulada “Vem Galopar” e lançada por Juliette, não recebeu o aval dos familiares de Luiz Gonzaga.

Segundo Daniel, “ninguém autorizou na minha família”, enfatizando que a reprodução da música é um direito da gravadora, o que dispensa a necessidade de permissão dos parentes. No entanto, ele defende a existência de um “direito moral” na adaptação das canções e considera a mudança na obra de João Silva como “falta de respeito”.

Daniel também revelou que, antes de Juliette, a cantora Anitta havia demonstrado interesse em gravar uma versão da obra, sem solicitar autorização formal da família Gonzaga. “Anteriormente, essa música havia sido pleiteada para ser gravada pela Anitta. E nem autorização eles pediram. Então não há uma autorização formal da família Gonzaga. A autorização é deles e eles fazem o que eles quiserem”, afirmou.

Em resposta, a assessoria de Juliette emitiu um comunicado assegurando que a Universal Publishing havia garantido que as famílias de Luiz Gonzaga e João Silva autorizaram o lançamento da música. No comunicado, a equipe de Juliette informou que solicitou à Universal que confirmasse a autorização das famílias, e a editora garantiu que não havia restrições quanto ao lançamento. A nota também destaca que familiares ouviram e aprovaram a versão adaptada.

“A assessoria de Juliette informa que a cantora, que respeita, exalta e difunde a obra de Luiz Gonzaga e João Silva, solicitou à Universal Publishing que as famílias autorizassem o lançamento da música. A editora garantiu à Juliette que a família de Luiz Gonzaga e João Silva havia autorizado o lançamento da música, não havendo qualquer restrição quanto a isso,” diz o comunicado. “Juliette afirma que não é ela a responsável pelos trâmites legais que envolvem a liberação de fonogramas. Com absoluto respeito aos familiares e à obra de Luiz Gonzaga e João Silva, a cantora lamenta e se coloca à disposição para entender e dialogar com todos os envolvidos”.