Deepfakes de Elon Musk estão sendo utilizados em golpes de criptomoedas no YouTube. O vídeo mais recente, que já foi removido da plataforma, apresentava uma transmissão ao vivo falsa de cinco horas, onde o rosto e a voz do empresário foram manipulados por IA para simular um evento promocional da Tesla. Durante a suposta transmissão, os espectadores eram incentivados a visitar um site de sorteios de criptomoedas, onde a promessa era de dobrar automaticamente qualquer quantia depositada.
O vídeo foi publicado pelo canal @elon.teslastream, que também foi deletado, e alcançou o topo das recomendações na página Live Now do YouTube, conforme relatado pelo Engadget. A conta possuía o selo de verificação que indicava ser um canal oficial de Elon Musk.
Este não é um caso isolado. Em junho, uma reportagem do Cointelegraph já havia alertado sobre golpes similares que usavam deepfakes do rosto de Musk, promovendo fraudes em nome da SpaceX. Situações semelhantes foram relatadas em abril, durante o eclipse solar total, e continuam a ser denunciadas em fóruns como o Reddit.
Um usuário da rede social relatou: “Recebi uma sugestão aleatória de uma Live da ‘Tesla’ no YouTube. Eles usavam a voz gerada por IA de Elon Musk para promover um site falso de criptografia. Até replicaram vídeos da conta oficial da Tesla. Quase fui enganado na primeira vez, achando que era uma transmissão real.”