Donald Sutherland, renomado ator canadense, faleceu em 20 de julho de 2024, deixando um legado incomparável no cinema. Condecorado com um Oscar Honorário em 2017, além de dois Globos de Ouro e um Primetime Emmy Award, Sutherland é lembrado por sua versatilidade e talento ao longo de mais de cinco décadas de carreira. Para celebrar sua trajetória, reunimos dez filmes icônicos que ressaltam suas atuações memoráveis.
Os doze condenados (1967)
Dirigido por Robert Aldrich, este filme de guerra apresenta Sutherland como um dos doze prisioneiros militares que são treinados para uma missão suicida na Segunda Guerra Mundial. O elenco conta também com Lee Marvin, John Cassavetes e Charles Bronson, entre outros.
M.A.S.H. (1970)
Uma comédia ácida sobre médicos e enfermeiras do Exército dos EUA durante a Guerra da Coreia, “M.A.S.H.” rendeu a Sutherland o papel do irreverente Capitão “Hawkeye” Pierce. O filme, dirigido por Robert Altman, ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes e o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.
Klute – O passado condena (1971)
Dirigido por Alan J. Pakula, este suspense psicológico tem Donald Sutherland como o detetive John Klute, que investiga o desaparecimento de um empresário. Ao lado de Jane Fonda, que interpreta uma prostituta, Sutherland entrega uma performance aclamada pela crítica.
Inverno de sangue em Veneza (1973)
Baseado em um conto de Daphne du Maurier, este suspense dirigido por Nicolas Roeg traz Sutherland e Julie Christie como um casal tentando superar a morte de sua filha pequena enquanto trabalham em Veneza. O filme se destaca por sua atmosfera sombria e envolvente.
Casanova de Fellini (1976)
Neste filme de Federico Fellini, Sutherland interpreta Giacomo Casanova, o famoso sedutor veneziano. A produção recria a extravagante vida de Casanova, baseada em suas próprias memórias, com a assinatura inconfundível do diretor italiano.
Clube dos cafajestes (1978)
Dirigido por John Landis, esta comédia clássica sobre as travessuras de uma fraternidade universitária conta com uma participação especial de Sutherland como um professor de inglês descontraído. O elenco inclui John Belushi e Tim Matheson.
Invasores de corpos (1978)
Dirigido por Philip Kaufman, este filme de terror e ficção científica é uma adaptação do romance “The Body Snatchers”. Sutherland interpreta um funcionário do Departamento de Saúde que descobre que as pessoas estão sendo substituídas por cópias alienígenas sem emoção.
Gente como a gente (1980)
Estreia na direção de Robert Redford, o drama “Gente como a gente” rendeu quatro Oscars, incluindo o de Melhor Filme. Sutherland interpreta o pai de uma família em crise após a morte do filho mais velho, com uma atuação elogiada pela crítica.
Condenação brutal (1989)
Neste filme de ação dirigido por John Flynn, Sutherland é Warden Drumgoole, um diretor de prisão sádico e vingativo. Ele contracena com Sylvester Stallone, que interpreta um prisioneiro tentando manter uma boa conduta para ser libertado.
Cowboys do espaço (2000)
Dirigido por Clint Eastwood, “Cowboys do espaço” traz Sutherland ao lado de Eastwood, Tommy Lee Jones e James Garner como ex-pilotos de teste enviados ao espaço para reparar um satélite soviético obsoleto. O filme foi um sucesso de bilheteria e teve boa recepção da crítica.
Esses filmes são apenas uma amostra da vasta e diversificada carreira de Donald Sutherland, cuja presença no cinema continuará a ser lembrada e celebrada por muitos anos.