O Vitória enfrenta um desafio significativo em sua trajetória no Campeonato Brasileiro. O clube perdeu seu zagueiro titular, Camutanga, devido a uma lesão no ligamento colateral do joelho direito, que exigirá cirurgia e afastará o jogador dos gramados por pelo menos quatro meses. Dependendo do progresso da recuperação, a ausência pode se estender para até oito ou nove meses.
Durante uma coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (26), o presidente do Vitória, Fábio Mota, confirmou a gravidade da lesão e anunciou que o clube está em busca de dois novos zagueiros para reforçar a equipe. A janela de transferências do futebol brasileiro abre em 10 de julho e vai até 10 de setembro.
Camutanga foi vetado durante o aquecimento para a partida contra o Atlético Mineiro, no dia 20 de junho, válida pela 10ª rodada da Série A. Com essa baixa, o Vitória conta agora com os zagueiros Wagner Leonardo, Bruno Uvini e Reynaldo. No entanto, Uvini também está se recuperando de uma lesão, obrigando o volante Caio Vinícius a atuar improvisado na defesa no próximo jogo contra o Fluminense, pela 12ª rodada do campeonato.
Além disso, o clube recentemente perdeu o colombiano Cristián Zapata, que deixou o Vitória após ser contratado no início do ano. Com o desempenho abaixo do esperado, o Vitória acumula nove pontos em 11 jogos e está atualmente na 17ª colocação da Série A, primeira posição na zona de rebaixamento.