O Coreto da Diversidade, uma iniciativa voltada para a inclusão LGBTQIA+, está promovendo ações significativas durante o São João de Santo Antônio de Jesus. Entre as atividades, destaca-se a orientação sobre a adequação do nome social para pessoas LGBTQIA+, com encaminhamentos para o Centro Especializado do município para registro de uso do nome social. Além disso, o espaço distribui materiais informativos e preservativos, e conta com apresentações diárias de DJs.
Carlos Conceição Santos, Diretor do Departamento de Promoção da Igualdade Étnico-Racial da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude, enfatiza a importância do Coreto da Diversidade no São João. “Ele representa a valorização da comunidade LGBTQIA+. Ter um espaço próprio em uma festa tão tradicional é um avanço para nossa luta por respeito. É um local onde podemos receber turistas LGBTQIA+ e trocar experiências”, afirma.
O Coreto está presente no São João do município há oito anos e recentemente passou por melhorias estruturais. Roque Matta, Presidente da Associação LGBT Cores da Cidade, elogia as mudanças e a parceria com a Petrobras. “A nova estrutura nos surpreendeu positivamente. A parceria com a Petrobras fez toda a diferença, sendo uma grande conquista para o movimento LGBTQIA+. A receptividade do público tem sido excelente, com grande interação e diversão”, comenta Matta.
O São João de Santo Antônio de Jesus também oferece uma Área PCD para acomodar pessoas com deficiência e seus acompanhantes. Os festejos fazem parte do São João do Reencontro, evento promovido pelo Ministério da Cultura e Governo Federal, com patrocínio da Petrobras, acontecendo de 16 de junho a 7 de julho em 35 municípios baianos. A programação inclui apresentações de quadrilhas juninas, grupos folclóricos, shows ao vivo, coreografias e comidas típicas.
As cidades participantes do evento, além de Santo Antônio de Jesus, incluem Aiquara, Alagoinhas, Amargosa, Cachoeira, Camacan, Castro Alves, Catu, Cícero Dantas, Coaraci, Conceição do Almeida, Crisópolis, Cruz das Almas, Esplanada, Euclides da Cunha, Fátima, Governador Mangabeira, Heliópolis, Irajuba, Itapê, Itapicuru, Laje, Madre Deus, Medeiros Neto, Mulungu do Morro, Muritiba, Nova Soure, Novo Triunfo, Ribeira do Amparo, Salvador, São Desidério, São Felipe e Teofilândia.
O São João do Reencontro conta com patrocínio da Petrobras e apoio das prefeituras locais. Mais informações estão disponíveis no site oficial do evento.