A equipe do Athletico-PR encara o Vitória neste domingo (30), pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, em um momento desafiador. O clube paranaense chega a Salvador sem vitórias recentes e sem um técnico oficial à frente do time.
A semana foi turbulenta para o Furacão desde que cedeu o empate para o Corinthians por 1 a 1 no último domingo (23). Após o jogo, o técnico Cuca anunciou sua intenção de se demitir, concretizada no dia seguinte. A saída repentina não foi bem recebida pela diretoria, e o presidente Mario Celso Petraglia criticou duramente o ex-treinador, classificando-o como de “mau caráter”.
O descontentamento com Cuca não se restringiu à diretoria. O elenco também expressou críticas à atitude do ex-comandante. O zagueiro Thiago Heleno, um dos líderes do grupo, negou qualquer desentendimento com o gestor do futebol, Paulo Miranda, e afirmou que a decisão de Cuca de sair foi uma surpresa para todos. “Eu tentei ajudá-lo muito aqui dentro. (…) Tem mais coisa por trás, então não cabe ao Thiago ficar falando. A verdade é que, quando a gente mais precisou, ele pulou do barco”, disse Heleno.
Paulo Miranda, por sua vez, reforçou a posição do clube, afirmando que a decisão de Cuca de deixar o time foi mal interpretada por ele próprio. “O vestiário é sagrado (…). Ele interpretou errado e tomou a decisão dele, de abandonar o barco”, afirmou Miranda.
Em meio à crise nos bastidores, os problemas se refletem no campo. O Athletico-PR não vence há três jogos e vem de uma derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro na última quarta-feira (26). A equipe foi comandada pelo interino Juca Antonello, que buscou manter o foco dos jogadores. O goleiro Léo Linck, substituto de Bento que está na Seleção Brasileira, pediu união ao grupo para superar o momento difícil. “Não tem como explicar o motivo. O que posso falar é que não tem ninguém de sacanagem aqui, todo mundo está se entregando ao máximo”, disse Linck.
Para o jogo contra o Vitória, o Furacão não terá novos desfalques por suspensão, mas continua sem contar com Bento e Canobbio, ambos servindo suas seleções na Copa América, além do atacante Cuello, que está lesionado. Na última partida, a escalação foi: Léo Linck; Leo Godoy, Kaíque Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Fernandinho, Erick e Christian; Nikão, Mastriani e Julimar.
O confronto será às 18h30 no Barradão. O Athletico-PR é o sexto na tabela com 19 pontos, enquanto o Vitória, com 12 pontos, ocupa a 15ª posição, apenas dois pontos acima da zona de rebaixamento.