Illia Polosukhin: O pioneiro da IA moderna e defensor da privacidade

Conheça Illia Polosukhin, o ex-Google que ajudou a criar a IA moderna e fundou a Near Protocol.

Illia Polosukhin tem desempenhado um papel crucial na evolução da inteligência artificial (IA) moderna. Ex-engenheiro de software do Google, Polosukhin foi um dos principais desenvolvedores da arquitetura de rede neural transformer, que possibilitou o avanço das IAs generativas, como o ChatGPT da OpenAI e o Gemini do Google.

Durante seu tempo no Google, Polosukhin já defendia o código aberto. Em 2017, ele deixou a empresa para fundar a Near Protocol, uma plataforma de blockchain destinada ao desenvolvimento de aplicativos descentralizados. Na Near, Polosukhin continua a promover a privacidade e a soberania dos usuários, conceitos que ele chamou de “IA propriedade do usuário”.

Polosukhin também é coautor do artigo “Attention Is All You Need”, publicado em 2017, que foi um marco no desenvolvimento da IA generativa. Este trabalho foi realizado junto com sete colegas do Google, conhecidos como os “Transformer 8”. Após a publicação, ele e outro engenheiro, Alexander Skidanov, fundaram a Near Protocol. Eventualmente, os outros sete também deixaram a big tech.

Segundo Polosukhin, o ambiente de pesquisa do Google é excelente para aprendizado, mas a empresa possui muitos processos e protocolos de segurança que podem atrasar a implementação de novas ideias. Ele mencionou que o Google só passou a utilizar transformers em 2018 no Google Tradutor, o que trouxe grandes melhorias ao serviço. No entanto, a popularização da tecnologia ocorreu com o lançamento do ChatGPT pela OpenAI em novembro de 2022.

Polosukhin acredita que a OpenAI tinha pouco a perder ao abrir a tecnologia transformer, ao contrário de grandes empresas públicas, que poderiam enfrentar repercussões negativas caso a tecnologia não funcionasse perfeitamente desde o início.

Além de sua expertise em inteligência artificial e machine learning, Polosukhin permanece um defensor ativo das tecnologias descentralizadas, continuando a impactar significativamente o campo da IA moderna.