Novo aumento nos impostos de importação para carros elétricos e híbridos no Brasil

A partir desta segunda-feira, imposto de importação para carros elétricos e híbridos sobe novamente, com novas taxas previstas até 2026.

Começa a valer nesta segunda-feira (1º) o novo reajuste das tarifas de importação para veículos híbridos e elétricos no Brasil. Este é o segundo aumento desde janeiro, quando a isenção que vigorava desde 2016 foi gradualmente encerrada.

Anteriormente, a taxa de importação para híbridos convencionais e plug-in era de 12%, enquanto para veículos totalmente elétricos era de 10%. Agora, as tarifas foram elevadas para 25% para híbridos convencionais, 20% para híbridos plug-in e 18% para carros totalmente elétricos, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Novos aumentos estão programados para 2025 e 2026. As montadoras associadas à Associação Nacional das Fabricantes de Veículos (Anfavea) argumentam que o crescente volume de importações ameaça a indústria nacional. Para o próximo ano, as tarifas serão ajustadas para 30% para híbridos convencionais, 28% para híbridos plug-in e 25% para elétricos. Em julho de 2026, todas as categorias de veículos eletrificados terão uma taxa de importação de 35%.