O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou nesta quinta-feira (4/7) que o resultado final do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), popularmente conhecido como “Enem dos Concursos”, será divulgado no dia 21 de novembro. As provas estão programadas para serem aplicadas em 18 de agosto.
O novo edital, que será publicado ainda hoje, detalha o cronograma do certame. Os candidatos poderão solicitar reembolso entre os dias 5 e 7 de julho, realizar as provas em 18 de agosto e conferir os resultados finais em 21 de novembro de 2024. A convocação dos aprovados está prevista para janeiro de 2025.
Inicialmente, a prova estava marcada para 5 de maio, mas foi adiada devido às fortes enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. A ministra do MGI, Esther Dweck, afirmou que a nova data visa promover a democratização e a inclusão de um maior número de brasileiros no processo seletivo.
O governo federal tem planos de realizar o CNU anualmente, mas a ministra Dweck ressaltou que a continuidade dessa periodicidade dependerá do orçamento de 2025. “Estamos discutindo o orçamento do ano que vem para verificar a viabilidade de novas vagas e tentar alinhar as vagas deste ano com as do próximo para a realização de um novo concurso”, explicou a ministra.
Apesar de ainda não haver uma decisão final, a ministra destacou que a definição ficará mais clara com o envio do Projeto de Lei Orçamentária, que determinará a possibilidade de um novo Concurso Unificado no próximo ano.