Primeira fábrica de lítio da América Latina será instalada na Bahia: Cerca de 13,5 mil empregos serão gerados

Novo empreendimento de R$ 1,27 bilhão da Bravo Motor Company na Bahia visa produção de baterias e geração de empregos.

A Bravo Motor Company Brasil Energy revelou, nesta sexta-feira (5), a instalação da primeira fábrica de lítio da América Latina na Bahia. O anúncio foi oficializado durante a assinatura de um protocolo de intenções com o Governo do Estado, representado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). A nova planta, localizada no município de São Sebastião do Passé, contará com um investimento de R$ 1,27 bilhão.

A fábrica se dedicará à produção de baterias e células de íon de lítio, acumuladores elétricos e armários para conversão de corrente contínua, com uma capacidade de produção estimada em 2 Gigawatts hora/ano. Este projeto deverá gerar 3,5 mil empregos diretos e 10 mil empregos indiretos na região.

Luciano Giudice, superintendente de Atração de Investimentos da SDE, destacou a relevância do empreendimento para o estado. “Num momento em que a descarbonização e a busca por energias renováveis são prioridades, a chegada da Bravo à Bahia é motivo de alegria e esperança. O Governo da Bahia tem se empenhado em atrair empresas que compartilhem essa visão de futuro, focada não apenas em resultados financeiros, mas também na preservação ambiental e no desenvolvimento social”, afirmou Giudice.

Eduardo Muñoz, diretor da Bravo Motor Company, explicou que a escolha da Bahia se deve à posição geopolítica estratégica do estado e ao compromisso do governo baiano com a economia verde. “Optamos pela Bahia devido à liderança regional do Brasil, à força de sua economia e ao compromisso com a energia renovável. A chegada de empresas como a BYD e a Bravo está formando um hub de economia verde na América Latina”, declarou Muñoz.

A cerimônia de assinatura do protocolo contou com a presença da prefeita de São Sebastião do Passé, Maria Nilza da Mata, a diretora de Análise e Monitoramento de Incentivos Fiscais, Eliza Requião, e o diretor da Bravo, Alessandro Fontenelle.