Cometa 13P/Olbers pode ser visto neste fim de semana

O cometa 13P/Olbers passará pela Terra no sábado e poderá ser observado com binóculos.

(Imagem: shutterstock)

O cometa 13P/Olbers, descoberto em março de 1815 pelo astrônomo Heinrich Wilhelm Matthias Olbers, fará uma rara passagem pela Terra neste fim de semana. Segundo informações do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o fenômeno será visível no início da noite deste sábado (6), especialmente nas regiões norte e nordeste do Brasil.

Os entusiastas da astronomia que desejam observar o cometa devem utilizar um binóculo e direcionar seus olhares para a constelação Lince. No entanto, a visibilidade pode ser afetada pela poluição luminosa dos centros urbanos. Para obter informações mais precisas sobre a visibilidade em sua localidade, é possível acessar a página do 13P/Olbers no site The Sky Live.

O cometa, classificado como do tipo “Halley”, tem uma periodicidade de 69 anos. Sua última passagem pela Terra ocorreu em 1956, e a próxima oportunidade para observá-lo será em 2093. Atualmente, o cometa está a uma distância de 287.478.432 quilômetros da Terra, o que equivale a 1.921675 Unidades Astronômicas. A luz leva cerca de 15 minutos e 59 segundos para viajar do cometa até a Terra. Devido a essa distância, a NASA o classifica como “potencialmente perigoso”, embora não haja risco de colisão.