Na madrugada do último sábado, 13, Reinan Fernandes de Carvalho Souza, de 27 anos, foi morto a tiros após uma discussão com um agente da Polícia Militar (PM-BA) no povoado Arroz, em Formosa do Rio Preto, oeste da Bahia.
Conforme a PM informou à reportagem do BNews, três agentes que estavam de folga foram cedidos ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para escoltar um juiz em uma ação no fórum local. Após a conclusão do expediente, os policiais deixaram o magistrado em um hotel e seguiram para uma festa na região usando a viatura do TJ-BA.
No evento, os policiais se desentenderam com Reinan, que teria disparado contra um dos agentes, resultando em uma troca de tiros. Reinan foi atingido e morreu no local, enquanto um policial foi baleado. Testemunhas relataram que a briga começou após um dos agentes assediar a companheira de Reinan.
Na tentativa de socorrer o colega baleado, os policiais o colocaram no veículo do TJ-BA e tentaram levá-lo a uma unidade de saúde próxima. Durante o percurso, capotaram o veículo na zona rural. Após o acidente, populares resgataram o policial ferido e o levaram a uma unidade de saúde, onde ele passará por cirurgia. O outro policial, sem ferimentos graves, foi ouvido na delegacia de Barreiras e liberado.
O policial que disparou contra Reinan foi ouvido na 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Barreiras), onde um inquérito foi instaurado para apurar o caso. Testemunhas serão ouvidas e laudos periciais complementarão as investigações para definir responsabilidades.
Em nota, o TJ-BA confirmou o evento na cidade e esclareceu que, no momento do acidente, não havia horário de expediente. A utilização indevida do veículo está sendo investigada por meio de um procedimento disciplinar interno.