O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Goiás divulgou um vídeo que comprova que o teste do bafômetro pode apresentar resultado positivo após a ingestão de algumas marcas de pão de forma. No vídeo, uma mulher consome duas fatias de uma marca específica do pão e, ao soprar o bafômetro, o equipamento registra um resultado positivo para embriaguez.
O índice detectado pelo aparelho foi de 0,12 miligramas por litro de ar expelido (mg/litro de ar), com uma margem de erro de até 0,04 mg/litro de ar. Em seguida, um homem repete o procedimento com uma marca diferente do pão e o resultado do bafômetro é 0,0 mg/litro de ar.
A gravação, que está disponível em uma rede social, serve como alerta para os motoristas sobre os alimentos consumidos antes de dirigir. A iniciativa surgiu após a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) realizar testes que revelaram a presença de álcool em várias marcas de pão de forma, com os resultados sendo publicados na última quinta-feira (11/7).
Os testes conduzidos pela Proteste mostraram que algumas marcas de pão possuem alto teor de álcool, utilizado no processo de fabricação para conservar o alimento. Durante a digestão, esse teor de álcool pode ser detectado em testes de alcoolemia. Uma das marcas testadas apresentou índices entre 1,17% e 0,66% de álcool. O estudo da Proteste alerta especialmente para os riscos para grávidas e crianças, indicando que seis das dez marcas analisadas podem ser consideradas alcoólicas por apresentarem teor superior a 0,5%.
Vale lembrar que a multa por embriaguez ao volante começa em R$ 2.934,70 e, dependendo do nível de álcool detectado, pode ser considerado crime de trânsito, levando à suspensão do direito de dirigir.
Ver essa foto no Instagram