Manaus lidera ranking nacional de roubos e furtos de celulares em 2023

Manaus desponta como a cidade brasileira com maior número de roubos e furtos de celulares em 2023.

Ranking do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostra em quais cidades brasileiras mais se roubou celulares. (Imagem: Alejandro J. Vivas / Shutterstock.com)

A capital do Amazonas, Manaus, ocupa a primeira posição no ranking de cidades brasileiras com o maior número de roubos e furtos de celulares em 2023. Essa informação foi revelada pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na manhã desta quinta-feira (18).

O levantamento considera as 50 cidades com as maiores taxas desses crimes no período anterior e contempla apenas municípios com população igual ou superior a 100 mil habitantes. Manaus lidera com uma taxa de 2.096 ocorrências por 100 mil habitantes em 2023. Em seguida estão Teresina e São Paulo. Curiosamente, o Rio de Janeiro não aparece na lista.

No Amazonas, a maioria dos casos de roubo e furto de celulares ocorre em ruas ou vias públicas. Ao longo de 2023, foram registradas 937.294 ocorrências de roubo e furto de celular nas delegacias de todo o país, o que equivale a quase 2 celulares roubados ou furtados por minuto.

O anuário também destaca uma mudança no padrão desses crimes: até 2022, o roubo, caracterizado por violência ou ameaça, era a modalidade mais comum. Em 2023, houve um aumento dos furtos, em que o celular é subtraído sem agressão. Entre 2018 e 2023, os roubos de celulares diminuíram 21%, enquanto os furtos aumentaram 13,7%.

Os dados também revelam os períodos de maior incidência dos crimes. Os furtos ocorrem mais frequentemente nos finais de semana, com 35% dos registros acontecendo aos sábados e domingos, principalmente entre 10h e 11h e entre 15h e 20h, horários de menor movimento nas cidades. Já os roubos são mais comuns de terça a sexta-feira, com picos entre 5h e 7h da manhã e entre 18h e 22h, horários de entrada e saída do trabalho ou escola.

Em dezembro de 2023, o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou o programa Celular Seguro, um aplicativo que permite ao usuário se cadastrar previamente e registrar uma ocorrência em caso de roubo ou furto. O aplicativo notifica operadoras de telefonia e bancos sobre o crime.