Na última sexta-feira (19), durante o apagão cibernético que afetou diversas regiões, foi detectada uma tentativa de invasão ao sistema de pagamento do Governo Federal. O Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança (GRIS), vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, emitiu um alerta após identificar acessos ilegais ao Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi).
O alerta do GRIS foi emitido para prevenir situações semelhantes à invasão ocorrida em abril, quando criminosos conseguiram desviar recursos federais. A Polícia Federal está investigando as tentativas de acesso ilegal para identificar os responsáveis.
O Supremo Tribunal Federal (STF) informou que a falha cibernética foi identificada em um de seus sistemas, mas que o portal do STF já estava restabelecido na manhã de sexta-feira, assim como os sistemas judiciais e administrativos.
Em comunicado à Agência Brasil, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos afirmou que a rede GOV.BR não foi afetada. A única instabilidade relatada foi pela Agência Nacional de Transporte Terrestre, que rapidamente solucionou o problema.