A plataforma de streaming de jogos Twitch anunciou a restauração da conta do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após uma suspensão que durou três anos. Em comunicado, a Twitch afirmou que a decisão de reativar o canal de Trump foi baseada na importância de proporcionar acesso direto aos candidatos presidenciais, sempre que possível.
“Reintegramos a conta do ex-presidente Trump”, declarou a plataforma. “Acreditamos que há valor em ouvir os candidatos presidenciais diretamente, quando possível. Trump é agora o candidato oficial do Partido Republicano para a presidência dos EUA.”
Inicialmente, a Twitch havia suspendido temporariamente a conta de Donald Trump em 2020 por violar suas políticas de conduta odiosa e assédio, mas a restaurou duas semanas depois. Porém, após o ataque ao Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021, a conta foi desativada novamente por conta das “circunstâncias extraordinárias e à retórica incendiária” de Trump. Esse evento resultou na suspensão indefinida da conta, efetivada duas semanas após o incidente.
O ataque ao Capitólio teve consequências severas, resultando na morte de quatro pessoas e deixando 174 policiais feridos. Além disso, três policiais faleceram nas semanas seguintes ao evento.