A jornalista Jackeline Oliveira, do gabinete da vereadora Monica Cunha (PSol), que preside a Comissão de Combate ao Racismo, publicou um flagrante de racismo ocorrido em uma roda de samba na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro.
As imagens foram gravadas na última sexta-feira (19/7), durante o evento de samba “Pede Tereza”. No vídeo, um casal de pessoas brancas é visto fazendo gestos racistas e imitando macacos de forma vexatória em meio ao público predominantemente negro. Eles dançavam e gritavam imitando sons de macaco e, em determinado momento, a mulher finge pegar piolhos na cabeça do rapaz. Mesmo com olhares de reprovação das pessoas ao redor, o casal continuou rindo e agindo sem se intimidar.
Jackeline compartilhou as imagens nas redes sociais. Em um relato no X, ela destacou que a cena foi tão agressiva que a única reação possível foi gravar para ter provas e solicitar aos seguranças do evento que retirassem o casal do local.
“Toda vez que vejo um caso de racismo na rua, eu me pergunto: ‘Por que as pessoas não impediram? Por que ninguém fez nada?’ Aí, é por isso! Porque o racismo constrange a gente ao ponto de ter mais de 50, 60, 100 pessoas em volta, pessoas pretas, e ninguém fazer nada, homens e mulheres, ninguém fazer nada,” desabafou Jackeline.
Ela também comentou sobre sua reação ao registrar o incidente. “Quando o racismo nos atravessa, não é simples. Uns reagem com violência, outros se silenciam. Minha postura foi registrar para ter provas,” explicou Jackeline no vídeo.
A jornalista afirmou que nesta segunda-feira (22/7) entrará com uma denúncia de racismo contra o casal. A organização do evento também se posicionou, repudiando o ocorrido em um vídeo nas redes sociais.
“Desculpem a demora. Como vocês podem ver, já acordamos tocando. Mas ontem, no Pede Teresa, teve um caso de racismo. Racismo é crime, e não vamos tolerar. E, por um acaso, Jackeline Oliveira, que é do gabinete da vereadora Mônica Cunha, que é presidente da Comissão de Combate ao Racismo na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, estava lá e fez um vídeo que vocês vão ver: um homem branco e uma mulher branca imitando macacos, dançando que nem macacos no samba. Segunda-feira vamos entrar com uma denúncia de racismo.”
Até o momento, o casal não foi identificado.
Ver essa foto no Instagram