A partir desta quarta-feira, 24 de julho, a Receita Federal disponibiliza a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda (IR) 2024. Os pagamentos deste lote serão efetuados em uma semana, no dia 31 de julho.
Neste terceiro lote, 6.091.572 contribuintes receberão suas restituições, totalizando um valor de R$ 8,5 bilhões. Deste montante, R$ 529.549.606,98 são destinados a contribuintes com prioridade legal, incluindo:
- 14.756 restituições para idosos acima de 80 anos;
- 95.040 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 9.672 restituições para pessoas com alguma deficiência física, mental ou doença grave;
- 34.014 restituições para profissionais da área de magistério.
Além dos prioritários, 5.711.130 restituições serão pagas a contribuintes sem prioridade legal, mas que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram pelo recebimento via Pix. O lote inclui também 172.719 restituições para não prioritários e 54.241 restituições para contribuintes do Rio Grande do Sul, priorizados devido ao estado de calamidade pública.
Os lotes anteriores já foram pagos e, para aqueles que não receberam nas duas primeiras levas, a Receita recomenda atenção ao calendário e aos próximos lotes.
Como consultar
Para verificar se a sua restituição está neste lote, acesse o site da Receita Federal e clique em “Meu Imposto de Renda”. Depois, selecione “Consultar minha restituição”. A página oferece orientações e os canais de serviço para uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, através do extrato de processamento no e-CAC. Caso haja alguma pendência, é possível corrigir as informações na declaração.
O valor da restituição será depositado na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração do imposto. A Receita alerta que, caso o valor não seja resgatado no prazo de um ano, o contribuinte deverá solicitá-lo pelo Portal e-CAC, no menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda, clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Confira o calendário de pagamento das restituições deste ano:
- 1º lote: 31 de maio (já pago);
- 2º lote: 28 de junho (já pago);
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 30 de agosto;
- 5º e último lote: 30 de setembro.