Bike com elementos de carro elétrico pode voltar ao mercado

A bike elétrica ELF, conhecida por seu design inovador, pode ser relançada pelo inventor Rob Cotter.

(Imagem: Reprodução/PBS)

A bicicleta elétrica ELF, que combina características de um carro elétrico, pode voltar ao mercado após cinco anos de sua descontinuação. Desenvolvida pela Organic Transit, fundada pelo inventor Rob Cotter, a ELF teve cerca de mil unidades vendidas entre 2013 e 2019 antes da empresa declarar falência e ser vendida para a PetroSun.

Em 2024, Cotter recuperou os direitos sobre a ELF ao comprá-los da PetroSun e iniciou uma nova empresa, a Environmental Transit Authority (ETA), com o objetivo de reerguer o projeto. Segundo o site Axios, Cotter está atualmente levantando fundos para retomar a produção da ELF e superar os números alcançados pela Organic Transit.

A nova ELF deve ser comercializada com preços a partir de US$ 7,5 mil, podendo chegar a US$ 12 mil para os modelos mais avançados. A bike, que se assemelha a um triciclo com duas rodas dianteiras, possui velocidade máxima de 32 ou 48 km/h, dependendo da versão.

Classificada como bicicleta elétrica na maior parte dos Estados Unidos, a ELF pode circular em ciclovias e não requer carteira de habilitação específica ou seguro para seu uso. O diferencial que mais chama atenção é a cabine fechada, que pode acomodar passageiros na parte traseira, conferindo ao veículo uma aparência de carro elétrico.

A ELF pode ser carregada a partir de uma tomada comum, mas também conta com um painel solar de 120W no teto, que pode suprir a demanda de energia em áreas com exposição solar adequada.

Agora, resta saber se Rob Cotter conseguirá os investimentos necessários para ressuscitar a bike-carro elétrico e colocá-la novamente no mercado.