Entre janeiro e julho de 2024, a Operação Força Total resultou na retirada de aproximadamente três mil armas de fogo em toda a Bahia. A Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA) informou que as ações conjuntas das forças de segurança estaduais e federais encontraram 42 fuzis, além de submetralhadoras, espingardas, pistolas e revólveres.
O balanço comparativo do primeiro semestre de 2024 com o mesmo período de 2023 mostrou um aumento de 8,6% nas apreensões. Em números absolutos, o total de armas apreendidas subiu de 2.737 no ano passado para 2.973 neste ano.
Marcel de Oliveira, subsecretário da Segurança Pública, atribuiu esse aumento às iniciativas preventivas, repressivas e integradas desenvolvidas pela Polícia Militar, Polícia Civil e pela FICCO Bahia.
Um exemplo significativo ocorreu em Lauro de Freitas, onde uma operação do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil da Bahia resultou na apreensão de seis fuzis, a maior do ano em uma única ocorrência. Na capital, no bairro de São Gonçalo do Retiro, a 23ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) localizou dois fuzis.