Neste sábado, 27 de julho, José Luiz Datena se envolveu em um tumulto com opositores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) após ser oficializado como candidato do partido à prefeitura de São Paulo nas eleições municipais de 2024.
O incidente ocorreu no prédio da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), onde um grupo de manifestantes, liderado por Fernando Alfredo, ex-presidente do diretório municipal do PSDB, protestava contra a candidatura de Datena. Os opositores defendiam o apoio dos tucanos à reeleição do atual prefeito Ricardo Nunes, do MDB.
Durante a saída do evento, os manifestantes chamaram Datena de “arregão”, o que provocou uma reação agressiva do apresentador. Em vídeo, é possível ver Datena tentando avançar contra os manifestantes e os insultando com termos como “canalhas”, “covardes” e “vagabundos”, além de proferir diversos palavrões. A Polícia Militar foi acionada para controlar a situação.
Apesar das controvérsias e um histórico de quatro desistências em eleições anteriores, o PSDB e o Cidadania confirmaram Datena como candidato a prefeito de São Paulo nas eleições de outubro. Em entrevista à Folha de São Paulo, Datena comentou sobre a instabilidade de suas candidaturas anteriores, dizendo: “Se Biden pode desistir, por que não posso?”.
Ver essa foto no Instagram