A tarde da última quinta-feira, 1º de dezembro, foi marcada por uma passeata pelo centro de Paulo Afonso, em alusão ao Dia Internacional da Luta contra a AIDS. A passeata saiu do Centro de Cultura Lindinalva Cabral, na Avenida Apolônio Sales, percorrendo a Getúlio Vargas e parte da Rua da Harmonia até a Praça das Mangueiras.
Exibindo faixas e soando apitos, funcionários do CTA/SAE, agentes de controle de endemias e alunos da FASETE e da UNIVASF chamaram a atenção das pessoas para a importância da prevenção, além da obrigação de lutar pelo fim do preconceito. Realizadas anualmente nesta data, em diversos países, as passeatas do Dia Internacional da Luta contra a AIDS têm como objetivo lembrar a sociedade da intensa batalha travada contra a doença que mata milhares de pessoas em todo o mundo.
A AIDS é uma doença ainda sem cura, que afeta o sistema imunológico e é contraída a partir do vírus HIV, que diminui drasticamente a capacidade imunológica do organismo, tornando-o fraco e suscetível ao aumento de infecções e doenças, que ele não é capaz de combater. A forma de contágio pelo vírus ocorre através de relações sexuais de qualquer tipo, transfusões de sangue, amamentação por leite materno, contato com secreções e instrumentos cortantes que não tenham sido esterilizados, como equipamentos cirúrgicos, seringas, entre outros. Seu tratamento consiste na administração de antirretrovirais que agem no organismo com a redução das infecções, diminuição da replicação do vírus HIV e proporciona melhora na qualidade de vida do doente.
A Prefeitura de Paulo Afonso disponibiliza testes rápidos para detecção do vírus HIV e da sífilis no CTA/SAE, Rua José Hemetério de Carvalho, 250, antiga Avenida Contorno. Os testes são gratuitos e sigilosos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone