Apple utiliza chips do Google para impulsionar sua inteligência artificial

Apple adota chips do Google para aprimorar sua inteligência artificial, usando TPUs no Google Cloud para desenvolver modelos avançados em iPhones e dispositivos.

(Imagem: Mojahid Mottakin/Shutterstock)

A Apple está utilizando chips desenvolvidos pelo Google para aprimorar sua infraestrutura de inteligência artificial, conforme revelado em um artigo de pesquisa da empresa. A publicação, datada de segunda-feira (29), destaca a escolha da Apple em depender da infraestrutura em nuvem do Google para criar componentes essenciais de suas novas ferramentas de IA.

A decisão da Apple se torna ainda mais interessante considerando que a Nvidia domina o mercado de chips de IA, com aproximadamente 80% de participação, produzindo as unidades mais requisitadas. No entanto, o relatório da Apple não menciona explicitamente o uso de chips da Nvidia, concentrando-se nas capacidades que a empresa consegue alcançar com a tecnologia da Google.

Para treinar seus modelos de inteligência artificial, a Apple optou por dois tipos de unidades de processamento tensor (TPU) fornecidas pelo Google. A empresa implementou 2.048 chips TPU v5p para desenvolver a IA que será utilizada em iPhones e outros dispositivos, e 8.192 processadores TPU v4 para seu modelo de servidor. Diferente da Nvidia, que se foca nas unidades de processamento gráfico (GPUs), o Google oferece acesso a suas TPUs através da plataforma Google Cloud, exigindo que os clientes desenvolvam seus softwares nessa infraestrutura.

Os engenheiros da Apple afirmaram que a utilização dos chips do Google possibilita a criação de modelos ainda mais avançados do que os apresentados no artigo, sugerindo um potencial significativo para futuras aplicações de inteligência artificial pela empresa.