Café da manhã diário está ligado à maior satisfação na vida de jovens, aponta estudo

Café da manhã diário está associado a maior satisfação na vida de jovens, revela estudo com 150 mil participantes em 42 países. Nutrição impacta bem-estar.

Imagem: 4K360/Shutterstock

Um recente estudo aponta que a prática de tomar café da manhã diariamente está associada a um maior nível de satisfação na vida entre jovens. A pesquisa analisou dados de quase 150 mil jovens com idades entre 10 e 17 anos, coletados em 42 países.

Os pesquisadores descobriram que aqueles que não costumam tomar café da manhã apresentavam maiores índices de insatisfação. A relação entre a refeição matinal e o bem-estar parece ser fortalecida pela importância nutricional do café da manhã, que pode influenciar a concentração e o desempenho escolar.

Lee Smith, professor da ARU e principal autor da pesquisa, destaca que a ausência dessa refeição está ligada a problemas emocionais, como mau-humor, ansiedade e estresse. Ele também observou que as diferenças nos resultados podem ser atribuídas a variações culturais e socioeconômicas entre os países, mas enfatiza que, em geral, jovens que consomem café da manhã diariamente tendem a reportar maior satisfação com a vida.