Descoberta de tesouro com moedas de ouro remonta à Grécia Antiga na Turquia

Arqueólogos da Universidade de Michigan descobriram um pote de moedas de ouro da Grécia Antiga na Turquia, possivelmente vinculado a mercenários, datando do século V a.C.

Arqueólogos descobriram um pote de moedas de ouro persas, chamadas darics, na antiga cidade de Notion, na Turquia. As moedas mostram a figura de um arqueiro ajoelhado, o desenho característico do daric persa, um tipo de moeda de ouro emitida pelo Império Persa. (Foto cortesia do Notion Archaeological Project, Universidade de Michigan)

Um grupo de arqueólogos da Universidade de Michigan fez uma descoberta significativa ao encontrar um pote preenchido com moedas de ouro em uma casa na Turquia, datando da época em que a cidade de Notion fazia parte da Grécia Antiga. Este achado, segundo os especialistas, pode estar relacionado a mercenários, mas as razões que levaram ao seu enterramento permanecem incertas.

As moedas, que representam um valor considerável para o período, possuíam um design característico, com a imagem de um arqueiro ajoelhado, comum nas cunhagens do Império Persa. Os pesquisadores estimam que estas moedas foram produzidas em Sardis, uma cidade a aproximadamente 100 quilômetros de Notion, durante o século V a.C.

Christopher Ratté, professor de arte e arqueologia do Mediterrâneo antigo, comentou que este tesouro será crucial para estabelecer uma cronologia mais precisa de outros achados arqueológicos, já que uma única moeda desse tipo poderia equivaler ao salário de um soldado por mês. A raridade de tal descoberta em escavações arqueológicas controladas destaca a importância deste achado para a compreensão da história da região.