Lockheed Martin apresenta míssil hipersônico Mako com custo acessível e versatilidade

A Lockheed Martin lançou o míssil hipersônico Mako, veloz e adaptável, projetado para aeronaves modernas, com foco em custo acessível e versatilidade.

(Imagem: Lockheed Martin)

A Lockheed Martin apresentou o míssil hipersônico Mako, uma nova adição ao arsenal da Força Aérea dos Estados Unidos e de clientes internacionais. O Mako, que ultrapassa velocidades de Mach 5, é projetado para ser lançado de uma ampla gama de aeronaves, destacando-se pela versatilidade e custo acessível em comparação com outros sistemas hipersônicos.

Desenvolvido desde 2017, o míssil foi inicialmente concebido para o programa Stand-in Attack Weapon (SiAW) da Força Aérea. Com dimensões que o classificam como um míssil “dos 13” — 33 cm de diâmetro, 4 metros de comprimento e um peso de 590 kg — ele pode carregar uma carga útil de 59 kg. O Mako foi revelado ao público na exposição Sea Air Space 2024 e é impulsionado por um propulsor de foguete sólido, podendo ser transportado por caças de quinta geração, como o F-35A, bem como por outras aeronaves militares, incluindo o F/A-18 e o F-22.

Um dos principais atributos do Mako é sua relação custo-benefício. Embora o preço específico não tenha sido divulgado, a Lockheed Martin destaca que o projeto digital e a arquitetura aberta favorecem um desenvolvimento mais rápido e econômico. A impressão 3D utilizada na construção de certas partes do míssil, como a seção de orientação, representa uma redução de custo e tempo de produção significativas, comparadas aos métodos tradicionais.

As especificações de velocidade máxima e alcance do Mako ainda permanecem em sigilo, mas acredita-se que ele seja adequado para ataques a longa distância, aproveitando suas características de furtividade. O Mako é compacto o suficiente para ser armazenado no compartimento de armas do F-35A, permitindo que o caça transporte até seis unidades em missão. Se utilizado em navios ou submarinos, o míssil pode ser integrado aos sistemas de lançamento vertical existentes, o que elimina a necessidade de estruturas de lançamento personalizadas.