SpaceX enfrenta acusações de contaminação por mercúrio em águas do Texas

SpaceX enfrenta investigação por contaminação de águas no Texas com mercúrio, após 14 episódios registrados. A empresa defende a segurança de suas operações.

Poluição teria acontecido durantes anos (Imagem: ArtioRaven/Shutterstock)

Os lançamentos da Starship, da SpaceX, em Boca Chica, Texas, estão sob investigação devido a alegações de contaminação de águas locais com mercúrio ao longo dos últimos anos. Documentos internos e comunicações entre autoridades estaduais e a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) revelam que a SpaceX recebeu advertências sobre a situação. As reclamações começaram a ser formalizadas em agosto de 2023, e pelo menos 14 episódios de poluição foram registrados, relacionados ao sistema de dilúvio das instalações da empresa.

Esse sistema foi projetado para mitigar os efeitos do calor e do som durante os lançamentos, mas não foi implementado antes do primeiro teste da Starship, o que resultou em danos a habitats de espécies ameaçadas e até em um incêndio no Parque Estadual de Boca Chica. Em resposta às acusações, a SpaceX afirmou que o sistema de dilúvio não prejudica o meio ambiente e que possui as licenças necessárias para sua operação.

A FAA, responsável pela regulamentação da aviação nos EUA, anunciou que adiaria reuniões públicas sobre a avaliação ambiental do aumento nos lançamentos da SpaceX, que poderia ser impactada pela questão da poluição das águas. Até o momento, a agência não forneceu detalhes sobre a nova programação para as reuniões.