Mesmo com os direitos políticos suspensos, o ex-prefeito de Jeremoabo, Tista de Deda (PSD), está determinado a concorrer nas eleições de outubro deste ano. Entretanto, sua candidatura enfrenta sérios obstáculos na Justiça Eleitoral. Recentemente, na última segunda-feira, 12 de agosto de 2024, encerrou-se o prazo para impugnação de candidaturas, e o nome de Tista foi alvo de Notícias de Inelegibilidade e de uma Ação de Impugnação de Registro de Candidatura, o que complicou ainda mais sua situação.
Tista de Deda se vê ameaçado por um processo em andamento no Tribunal Regional Federal (TRF), cujo julgamento ainda não foi realizado. A decisão desse processo é crucial e pode resultar na inviabilização de sua candidatura. Caso o resultado seja desfavorável, o ex-prefeito poderá ser forçado a substituir seu nome na chapa majoritária, possivelmente pelo seu vice. Tal substituição, no entanto, pode enfraquecer sua base eleitoral, levando à migração de votos para os adversários.
Em meio a esse cenário de incerteza, cresce a desconfiança dos eleitores de Jeremoabo em relação ao grupo político de Tista. As turbulências enfrentadas pelo ex-prefeito e as possíveis mudanças em sua chapa majoritária têm alimentado uma tendência de rejeição entre o eleitorado local, colocando em xeque o futuro das eleições no município.