Cinco pessoas foram presas e seis mandados de busca e apreensão foram executados nesta quinta-feira (15) durante uma operação da Polícia Federal em várias cidades da Bahia, incluindo Feira de Santana, Santo Amaro e Salvador, além de São Paulo. Intitulada “My Friends”, a operação visa desmantelar uma rede envolvida em fraudes relacionadas ao saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Agentes da PF contaram com o apoio do Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais do Ministério Público da Bahia para a realização das ações. A investigação teve início após a prisão de duas mulheres em flagrante, em julho de 2023, enquanto tentavam realizar um saque fraudulentamente em uma agência da Caixa Econômica Federal em Coração de Maria, na região de Feira de Santana.
O material coletado e a análise dos celulares das suspeitas revelaram a existência de uma organização criminosa interestadual dedicada a fraudes bancárias. O grupo se comunicava por meio de um aplicativo de mensagens, utilizando o nome “My Friends”, que inspirou o nome da operação.
As fraudes incluíam a falsificação de documentos para a abertura de contas bancárias em nome de terceiros, visando acessar saldos significativos vinculados ao FGTS. Os mandados de prisão e busca foram autorizados pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária de Salvador. Os envolvidos poderão ser processados por organização criminosa e estelionato.