Pesquisadores do Centro Alemão de Pesquisa em Geociências GFZ revelaram que, em 2022, um tsunami de impressionantes 200 metros de altura ocorreu na Groenlândia, um evento que passou despercebido até recentemente. A descoberta foi impulsionada por estudos sobre a quantidade extraordinária de energia liberada, o que levou os cientistas a investigar relatos de grandes ondas em uma base naval dinamarquesa desativada na Ilha Ella.
Normalmente, tsunamis são gerados por atividades sísmicas ou vulcânicas, mas este fenômeno específico foi causado pela queda de uma enorme rocha de aproximadamente 400 metros de altura em um fiorde localizado no oeste da Groenlândia. O impacto resultou não apenas em ondas gigantes, mas também em um tipo secundário de onda que fez as águas do fiorde se agitar por até uma semana. Embora o tsunami tenha se restringido ao fiorde, não houve registros de feridos, uma vez que a área é desabitada.
Imagens de satélite foram fundamentais para os pesquisadores identificarem o ponto de desprendimento da rocha, enquanto dados sísmicos indicaram que as ondas se dissiparam ao atingir o mar aberto, mas causaram novas ondas de cerca de 20 metros dentro do fiorde. A origem do desprendimento da rocha ainda não é totalmente compreendida, mas uma possibilidade discutida é a relação com as mudanças climáticas, que podem ter contribuído para o derretimento do gelo na região, facilitando a queda da rocha.
Os resultados deste estudo foram publicados na revista The Seismic Record.