Um homem foi detido na manhã desta quarta-feira, 21, em uma ação da Polícia Federal durante a continuidade da Operação El Patrón, que visa desarticular uma rede de lavagem de dinheiro na Bahia. A prisão ocorreu em Feira de Santana e contou com a colaboração de equipes da Force/SSP-BA, da Polícia Civil e do Ministério Público do Estado da Bahia.
De acordo com informações da Polícia Federal, o detido estava foragido desde a primeira fase da operação, que foi iniciada em 7 de dezembro do ano passado. Ele é suspeito de atuar como operador financeiro para a organização criminosa, escondendo valores resultantes de atividades ilícitas em sua conta bancária e promovendo ações para disfarçar a origem dos recursos.
A Operação El Patrón investiga uma organização criminosa que, segundo relatos, é especializada na lavagem de dinheiro proveniente de atividades como jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada, além de manter vínculos com milícias. A prisão preventiva do suspeito foi autorizada pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Feira de Santana.
Durante a ação, os policiais também apreenderam um celular com o investigado, que será submetido a exames periciais para verificar possíveis ligações com os crimes em apuração.