O Instituto Médico Legal Estácio de Lima, em Maceió, divulgou nesta quinta-feira (22) os resultados do exame cadavérico realizado no corpo de uma recém-nascida encontrada em um vaso sanitário na cidade de Atalaia. De acordo com o laudo emitido pela Polícia Científica, a causa da morte foi asfixia por afogamento.
A médica legista responsável pela necropsia, Rosana Houly, informou que o exame revelou a presença de água misturada com fezes líquidas nas vias aéreas e no estômago da criança. Isso indica que a bebê nasceu com vida, mas, ao cair no vaso sanitário, acabou se afogando. Durante a perícia na residência, foram identificadas manchas de sangue desde a entrada da casa até o banheiro, onde o corpo da recém-nascida foi encontrado parcialmente submerso, com a cabeça e parte do tronco cobertos por fezes e sangue.
No local, os peritos também encontraram duas latas de bebida alcoólica no quintal. Além disso, a cozinha estava desorganizada, sem utensílios e com uma boca do fogão aberta, vazando gás. Dentro da casa, havia indícios de que o ambiente estava preparado para a chegada de um bebê, com fraldas, uma banheira e uma bolsa de maternidade cheios de itens necessários.
De acordo com a enfermeira que estava acompanhando a mãe, ela estava com aproximadamente 33 semanas de gestação e já tinha uma cesariana agendada.
O caso ocorreu na madrugada de quarta-feira (21) em uma zona rural de Atalaia. A mãe da criança, que segundo familiares tem problemas mentais, deu à luz enquanto utilizava o vaso sanitário. Pouco depois, a bebê foi encontrada morta e coberta de fezes.
A 4ª Companhia da Polícia Militar foi acionada através do serviço de emergência 192. O tenente Eleildo, que atendeu a ocorrência, relatou que ao chegar ao local, a mãe já havia sido levada ao hospital por vizinhos. Na casa, ele encontrou marcas de sangue, e no banheiro, a bebê estava no vaso sanitário, de cabeça para baixo e já sem vida.
Ainda conforme o tenente, após o nascimento, a mãe teria ficado assustada e saído correndo, o que fez com que o cordão umbilical se rompesse. A mulher foi encontrada correndo pelas ruas antes de ser socorrida.