A Globo decidiu cancelar o especial “Som Brasil” em homenagem à Marília Mendonça, previsto inicialmente para ir ao ar em novembro. A informação foi divulgada pelo F5 e aponta que o projeto enfrentou obstáculos nas negociações entre a produção do programa e os artistas convidados, incluindo cantores sertanejos e familiares da cantora, conhecida como a Rainha da Sofrência.
Um dos principais impasses envolveu a participação de Maiara e Maraísa, grandes amigas de Marília. Enquanto a Globo considerava a presença da dupla essencial para o especial, a família da cantora, especialmente sua mãe, Ruth Mendonça, e seu irmão, João Gustavo, não concordava com a participação das sertanejas.
A relação entre a família Mendonça e as gêmeas teria começado a se deteriorar cerca de um mês atrás, após Maiara e Maraísa recusarem o convite para participar do show “This is Marília Mendonça”, realizado em outubro no Allianz Parque, em São Paulo, como parte de uma homenagem promovida pelo Spotify. Essa recusa levou Ruth e João Gustavo a deixarem de seguir a dupla nas redes sociais.
No início de agosto, João Gustavo ainda fez algumas postagens que os internautas interpretaram como uma referência à tensão com as cantoras. “Estou cansado! É bom que o assunto não morra, já que tem gente que não quer que ele morra. Quando decidir abrir a minha boca para falar, juro que não vou deixar nada para trás. Tudo de horrível que fizeram e que eu guardo desde sempre, tudo que vivi calado com a Marília, vou falar”, desabafou João Gustavo em uma das postagens, alimentando ainda mais as especulações sobre a ruptura entre as famílias.