Lua terá encontros com Marte e Júpiter em agosto em conjunções astronômicas

Lua terá encontros com Marte e Júpiter em agosto, mas visibilidade será limitada.

Representação artística da Lua em conjunção com Marte e Jupiter. Créditos: Grey Zone (Lua); Pike-28 (Marte); Dotted Yeti (Júpiter) - via Shutterstock. Edição: Olhar Digital

No dia 30 de julho, a Lua completou sua “turnê mensal” pelo Sistema Solar, passando por Marte e Júpiter em um fenômeno conhecido como conjunção astronômica. Em agosto, novos encontros estão programados, mas ocorrerão de forma “às escondidas”.

O primeiro evento deste mês será com Júpiter, agendado para às 9h45, horário de Brasília. Neste momento, a Lua e Júpiter estarão ofuscados pela luz solar. Contudo, entre 1h20 e 6h da manhã, será possível observar a Lua e Júpiter próximos no céu. A conjunção com Marte está marcada para às 21h23, mas nesse horário, os dois estarão abaixo do horizonte, fora do campo de visão. Eles reaparecerão por volta de 1h53, ainda próximos um do outro.

Os três corpos celestes se encontram na constelação de Touro, apresentando magnitudes de -11.4 para a Lua, 0.8 para Marte e -2.3 para Júpiter. A magnitude é uma medida do brilho aparente, onde valores menores correspondem a objetos mais brilhantes. Em setembro, a Lua encontrará Mercúrio, Vênus, Saturno, Júpiter e Marte em uma série de conjunções.