O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou na quarta-feira, 28 de agosto, que Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), indique um novo representante legal no Brasil em um prazo de 24 horas. A decisão, caso não seja cumprida, poderá levar à suspensão da plataforma em todo o Brasil.
A intimação ocorreu após a rede social não cumprir ordens judiciais, como o bloqueio do perfil do senador Marcos do Val e de outros investigados. Em consequência, o ministro aumentou a multa diária para R$ 200 mil. Musk fechou o escritório da empresa no Brasil no dia 17 de agosto, alegando ameaças de Moraes.
O aviso foi feito pelo STF através da própria rede social X. A determinação é uma resposta à resistência do X em seguir as ordens judiciais brasileiras, especialmente relacionadas ao caso do senador Marcos do Val, cujas contas foram bloqueadas por Moraes no dia 13 de agosto, como parte das investigações dos eventos de 8 de janeiro.
Musk, que tem manifestado publicamente sua oposição ao STF e a Moraes, divulgou montagens de inteligência artificial criticando o ministro. Em uma das postagens, Moraes aparece algemado, com a legenda “Um dia, @Alexandre, essa foto sua na prisão será real. Marque minhas palavras.”