Starliner retornará à Terra em setembro, sem tripulação a bordo

Starliner retornará à Terra em 6 de setembro, vazia, enquanto astronautas ficam na ISS até 2025.

Cápsula da tripulação da Starliner, da Boeing, atracada na ISS. Imagem: NASA

A NASA anunciou que a cápsula Starliner, da Boeing, retornará à Terra no dia 6 de setembro, às 19h04 (horário de Brasília), sem astronautas a bordo. A decisão de trazer a nave vazia ocorre após a confirmação de que os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams não voltarão até 2025, em uma missão conjunta com a SpaceX.

A espaçonave permanece acoplada à Estação Espacial Internacional (ISS) e o retorno depende de fatores técnicos e das condições climáticas. A NASA optou por essa estratégia devido a problemas com os propulsores da cápsula, visando garantir a segurança da operação. A previsão é que a Starliner desça no deserto do Novo México algumas horas após o desacoplamento.

O retorno da Starliner abrirá espaço para a chegada da Crew Dragon, da SpaceX, que deve deixar a ISS em fevereiro de 2025. A última suspensão da missão foi provocada por um vazamento de hélio, que não foi considerado grave, mas resultou em atrasos. Inicialmente, os astronautas deveriam permanecer uma semana na ISS, mas agora a estadia se estenderá por cerca de 10 meses.