A Polícia Civil da Bahia anunciou a criação do Núcleo Especializado em Repressão a Crimes Contra Crianças e Adolescentes no Ambiente Virtual (Nercca) neste sábado (7), conforme publicado no Diário Oficial do Estado. O novo núcleo estará vinculado à Agência de Inteligência do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV).
O Nercca foi criado para enfrentar a crescente complexidade dos crimes virtuais que afetam crianças e adolescentes. Policiais dessa unidade receberão treinamento especializado no uso de ferramentas de inteligência, com o intuito de prevenir e combater esses delitos.
Atividades e Objetivos do Nercca
As atividades do Nercca incluirão:
- Elaboração de relatórios técnicos de inteligência para auxiliar as investigações;
- Coordenação de capacitações para profissionais envolvidos nas investigações, em parceria com a Academia da Polícia Civil (Acadepol);
- Formação de parcerias com entidades nacionais e internacionais para troca de informações e boas práticas no combate a crimes cibernéticos.
A Delegada-Geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Campos de Brito, enfatizou a importância da nova unidade, destacando que o Nercca colocará a Bahia em evidência na especialização das investigações. Ela ressaltou a intenção de integrar esforços com outras unidades de inteligência, visando a troca de informações e o aprimoramento das investigações.